Você está aqui:

COMUNIDADE RTR NO WHATSAPP

FAÇA O LOGIN PARA TER ACESSO!

Válvulas. Barulho de máquina de costura!

Autor (Lida 5042 vezes)

Válvulas. Barulho de máquina de costura!
« Online: Setembro 28, 2011, 12:05:36 pm »

madnando

• Motoboy
  • 118
    • Ver perfil
Bom...

Qual tem sido a solução adotada por vocês para o chato e rebelde barulho de valvulas desregulada da moto? Desde que comprei a minha é assim, e a do meu camarada também, mas é um negócio tão chato, que nos semáforos, quem não elogia a moto por ser "diferente", já fala logo que está com o motor todo empenado, por causa do barulho excessivo de valvulas semelhante à um motor de máquina de costura, ou caldo de cana se preferirem.

E esse barulho fica ainda mais acentuado, depois que o carburador desregula, elevando a rotação em 2100 RPM com o motor quente, que é outro problema sem solução. E parece que não só a minha tem esse problema e nem pegando informações na net de afinamento da carburação, a marcha lenta fica perfeita.

O óleo da minha moto é desde sempre o Yamalube. Usando mobil, fica insuportável de tanto barulho, além de enroscar o cambio e talz.

O jeito é se acostumar mesmo??  :-\ Sugestões??
« Última modificação: Julho 17, 2013, 07:49:39 am por Fake »

Re:Valvulas. Barulho de máquina de costura!!
« Resposta #1 Online: Setembro 28, 2011, 12:59:23 pm »

Fake

• Aposentado
  • 1879
    • Ver perfil

• Moto: Yamaha YZF - R3
O jeito é se acostumar mesmo??  Sugestões??

Não sei quantos quilômetros tem a sua moto nem qual a manutenção que você dá a ela mas, posso assegurar à você que esses dois "problemas" não são típicos da Apache e nem de nenhuma outro moto.
Uma boa limpeza de carburador (desmontagem total peça por peça) feita por pessoa de fato habilitada resolve o problema de marcha lenta ajudado por uma vela em boas condições de limpeza (troca aos 9.000 km!) à cada 20 dias e mais uma gasolina "decente".
No tocante às válvulas, a mesma coisa...regulagem com o motor totalmente frio e feito por pessoa que entenda e adeus "máquina de costura".
Outra coisa que posso te dizer é que se sua moto está em garantia, esqueçe de achar que os mecânicos das Concessionárias vão fazer algo decente em termos de serviço em sua moto. É só onde o "padre passa" e olhe lá!
Uso a mesma marca de óleo que você e minha Apache é redondinha tanto na marcha lenta, quanto no barulho das válvulas.

Abraço
Fake

« Resposta #2 Online: Setembro 28, 2011, 02:36:19 pm »

madnando

• Motoboy
  • 118
    • Ver perfil
Então Fake,

Normal não é mesmo.

Mas entra duas questões.

A carburação, já levei na cc duas vezes e ninguem coloca no ponto. Meu camarada padece do mesmo problema e a moto dele é mais nova que a minha um ano.

A motoca tem 12 mil km, não tem mais garantia pois já comprei rodada (1000 km em um ano) e fiz a revisão de 10 mil na cc trocando vela e talz. Ou seja, tudo certo.

O mais complicado, é ter esse bom mecanico, que ao olhar o veiculo não se assombre por ter uns parafusos diferentes do que ele costuma trabalhar. Tenho um ótimo mecanico de automoveis, mas não achei um similar para motos.

Mas enfim, sua moto naõ faz tal barulho. Mas no youtube, vejo uma penca de vídeos e todas com o barulho de valvula caracteristico... bem estranho.

« Resposta #3 Online: Setembro 28, 2011, 03:48:47 pm »

Fake

• Aposentado
  • 1879
    • Ver perfil

Por isso mesmo é que eu mencionei duas vezes de você encontrar um MECÂNICO e não um mexânico. Se o cara olha espantado pra "parafusos diferentes", com certeza é apenas um curioso. Válvula é válvula em qualquer motor, o que muda são os valores das "aberturas" (admissão e escape). Eu sou suspeito para falar pois sou eu mesmo que faço toda a manutenção em minha moto.
Só para te dar um exemplo; por causa da garantia eu não mexia no motor da minha moto e por 10 meses eu tive de amargar problemas de marcha lenta. Os "profissionais" de Concessionárias Dafra só mexem na mistura ar/ combustível e nada mais, então a moto até sai de lá funcionando mais ou menos e em tres dias já está ou muito acelerada ou morre quando se para.
Da mesma forma que tem muito fução também tem muito bom mecânico porém as pessoas com motos de pequena cilindrada querem pagar o mínino do mínimo (não estou dizendo que é o seu caso!) e recebem na inversa proporção daquilo que pagam - será que não é o caso da maioria dos vídeos que você se refere? - não sei.
Quem quer faz, quem não quer, reclama. Eu me enchi da garantia e mecânicos de faz de conta da Dafra e arregaçei as mangas pois gosto da minha moto nos trinques mas, como sempre digo, repito e sublinho, cada um faz o que achar melhor.
Se você for de São Paulo - Grande ABC, posso te indicar pelo menos dois ótimos profissionais, que com certeza vão resolver o teu problema.

Abraço
Fake
« Última modificação: Setembro 28, 2011, 04:03:31 pm por Fake »

« Resposta #4 Online: Setembro 29, 2011, 02:38:42 pm »

Eduard62

• ADMINISTRADOR
  • Desocupado
  • 2977
    • Ver perfil
Eu tb acho que na CC os caras não regulam as vlavulas não. Mas não posso afirmar.

« Resposta #5 Online: Setembro 29, 2011, 04:11:42 pm »

ninocruz1

• ADMINISTRADOR
  • Funcionário Público
  • 5895
    • Ver perfil

• Moto: Comet GT 250 R
Eu tb acho que na CC os caras não regulam as vlavulas não. Mas não posso afirmar.

Meus 9000 km estão chegando e aqui entra uma dúvida, eu  levaria na CC justamente para regular valvulas e ver o  oleo  das bengalas, coisas que ainda não  fiz, mas como na CC eles não fazem nada além de trocar óleo e apertar o parafuso  da mistura, fico meio assim de levar e ainda pagar 160,00 contos de réis.

Amigo Fake, vc por acaso nao  teria um tuto na manga de como fazer isso? sei que não seria de bom tom publicar aqui já que pode ter neguinho travando  o  motor da apache se basenado  nsa informações do  Forum, mas de repente uma ajudinha por MP...Num rolava??

« Resposta #6 Online: Setembro 29, 2011, 05:08:07 pm »

Fake

• Aposentado
  • 1879
    • Ver perfil

Meus 9000 km estão chegando e aqui entra uma dúvida, eu  levaria na CC justamente para regular valvulas e ver o  oleo  das bengalas, coisas que ainda não  fiz, mas como na CC eles não fazem nada além de trocar óleo e apertar o parafuso  da mistura, fico meio assim de levar e ainda pagar 160,00 contos de réis.
Amigo Fake, vc por acaso nao  teria um tuto na manga de como fazer isso? sei que não seria de bom tom publicar aqui já que pode ter neguinho travando  o  motor da apache se basenado  nsa informações do  Forum, mas de repente uma ajudinha por MP...Num rolava??

Grande Nino, belê?
O óleo das bengalas deverá ser substituído só aos 18.000 km e você já está pensando em trocar? Está "batendo" muito a frente?
Cara, minha moto acabou de fazer 9.000 km. e não tive necessidade de regular as válvulas, que é um procedimento relativamente simples e que obrigatoriamente deverá ocorrer com o motor totalmente frio. Com um cálibre (0,5 admissão e 0,5 escape) solta-se as porcas dos balancins, insere-se a palheta do cálibre nas medidas e reaperta-se. Em tese é isso mas não dá pra adiantar muita coisa mais e só posso te prometer em fazer um tutorial quando eu regular as dita cujas, falou?

Abraço
Fake
« Última modificação: Setembro 29, 2011, 05:39:31 pm por Fake »

« Resposta #7 Online: Setembro 29, 2011, 07:52:02 pm »

Fred (Rodrigo)

• RTR Vermelha
  • Iniciante
  • *
  • 38
  • Forum Comunidade RTR
    • Ver perfil
A minha também faz esse barulho mas só depois que o motor está quente, achava estranho esse barulho mas já me disseram que é normal então fiquei mais tranquilo mas agora estou com a pulga atrás da orelha. Quando comprei ela o dono disse que as válvulas estavam reguladas em 0,08 as duas  e que não teria nenhum problema, como não manjo muito de moto pensei "tudo bem" sendo que também nem ouvia esse barulho mas depois fui prestando atenção e notei, alguem sabe me dizer se esse barulho é devido a essa folga maior que a surgerida pelo fabricante? e será que tem algum problema?

« Resposta #8 Online: Setembro 29, 2011, 08:01:11 pm »

Eduard62

• ADMINISTRADOR
  • Desocupado
  • 2977
    • Ver perfil
Com um cálibre (0,5 admissão e 0,5 escape)

o dono disse que as válvulas estavam reguladas em 0,08 as duas

Quando eu baixei dois manuais de serviço que foram disponibilizados (acho que no PN), tinha informação conflitante sobre a medida da abertura, não lembro as medidas mas um dava uma medida e outro outra (desculpem a redundância....rsrs)

« Resposta #9 Online: Setembro 29, 2011, 08:55:37 pm »

ninocruz1

• ADMINISTRADOR
  • Funcionário Público
  • 5895
    • Ver perfil

• Moto: Comet GT 250 R
Então  Fake minha preocupação é que minhas bengalas já foram mexidas( realinhadas por cusa do  tombo) e na CC daqui de Limeira , dai  fiquei  meio assim com elas, acho  que batem um pouco  sim mas mais por conta do  meu  peso  que de outra coisa, como estou  planejando  uma revisão grande nos 9000, tava pensando  em já substituir o óleo das bengalas, além é claro  da regulagem das valvulas, mas como vc disse que não  foi necessário na sua...

« Resposta #10 Online: Setembro 29, 2011, 09:21:11 pm »

Fred (Rodrigo)

• RTR Vermelha
  • Iniciante
  • *
  • 38
  • Forum Comunidade RTR
    • Ver perfil
Por algum tempo eu achava que era 0,5 mm mesmo, o que faria sentido pra mim já que meio milímetro entre o balancim e a válvula é significativo, depois fui dar uma pesquisada na net e vi que a medida real é 0,05 mm mas é comum se falar 0,5 (zero cinco).

Quando eu baixei dois manuais de serviço que foram disponibilizados (acho que no PN), tinha informação conflitante sobre a medida da abertura, não lembro as medidas mas um dava uma medida e outro outra (desculpem a redundância....rsrs)

Nunca vi como é o sistema das válvulas mas ainda acredito que 0,05 ou 0,08 mm é insignificante, 10 folhas de sulfite dá 1mm então essa diferença é menor do que uma folha de sulfite? para um motor a mil isso nem deve alterar algo.

Já vi videos no youtube de gente regulando válvulas sem o uso de um cálibre, usando gillete, talves seja esse o motivo de gente dizendo que a medida é uma, outro fala que é outra, e assim vai.

« Resposta #11 Online: Setembro 30, 2011, 02:26:51 am »

Raphael Wellington

• Bicicleteiro
  • **
  • 93
    • Ver perfil
Galera, a turma da CC ñ regula as válvulas, e isso falo por experiencia própria, pois pedi cara a cara ao mecânico e quando peguei a moto senti q estava o mesmo barulho, só q ñ falei nada, levei para um mecânico amigo meu, paguei os mesmo 50,00 q a CC cobra, quando ele começou a desmontar a moto estava um lixo q por fora ñ vemos, era cabo de acelerador, embreagem, freio e afogador todos secos e já enferrujando, quando tirou o óleo das bengalas, estavam pretos e as válvulas q ele falaram q tinham regulados, estavam com quase 0,1mm de folga, fora os parafusos q ele lubrificou todos, ele fez uma revisão nela q parece nova, ate o barulho do escape ficou mais silencioso, então a verdade é q a CC só faz comer seus 50,00 e pronto, pensamos q ele fez a serviço q tem q fazer por causa q ela sai toda durinha, mais isso tbm podemos fazer, é só apertar os parafusos das carenagens, minha moto esta tinindo, e com o motor silencioso, e olhe q estou com quase 2500km rodos com o mesmo óleo.

« Resposta #12 Online: Setembro 30, 2011, 06:06:44 am »

Fake

• Aposentado
  • 1879
    • Ver perfil

Vamos lá;

No site do fabricante consta a abertura das válvulas como 0,05 mm tanto na admissão, quanto no escape então, considero como a informação correta e nenhuma outra. O que cada um usa por conta própria e se regula com gilete ou qualquer outro meio, também não considero pois acho que temos de ter responsabilidade sobre informação dada aqui no Fórum e não em base de achismo ou do "eu ouvi falar".
Repito, cada um faça o achar mais correto mas minhas informações são sempre baseadas em experiência própria ou no que está escrito em documento oficial de fábrica.

Abraço
Fake

« Resposta #13 Online: Setembro 30, 2011, 08:38:06 am »

Raphael Wellington

• Bicicleteiro
  • **
  • 93
    • Ver perfil
Vamos lá;

No site do fabricante consta a abertura das válvulas como 0,05 mm tanto na admissão, quanto no escape então, considero como a informação correta e nenhuma outra. O que cada um usa por conta própria e se regula com gilete ou qualquer outro meio, também não considero pois acho que temos de ter responsabilidade sobre informação dada aqui no Fórum e não em base de achismo ou do "eu ouvi falar".
Repito, cada um faça o achar mais correto mas minhas informações são sempre baseadas em experiência própria ou no que está escrito em documento oficial de fábrica.

Abraço
Fake

Concordo com vc Fake, o meu mecanico mesmo ele tem uma ferramenta lá q vem com varias laminas, acho q cada uma vem com uma medida diferente, por isso q mandei ele regular.

Abraços a todos e tenham um bom final de semana.

« Resposta #14 Online: Setembro 30, 2011, 08:48:34 am »

Fake

• Aposentado
  • 1879
    • Ver perfil

Concordo com vc Fake, o meu mecanico mesmo ele tem uma ferramenta lá q vem com varias laminas, acho q cada uma vem com uma medida diferente, por isso q mandei ele regular.

O nome desse equipamento é Cálibre de Folga e é destinado exatamente para isso.

Abraço
Fake
« Última modificação: Julho 17, 2013, 07:59:48 am por Fake »

O nosso fórum é hospedado na:

A melhor hospedagem gratuita!